Foto: reprodução Ciclo Vivo
Em meio aos desafios da pandemia e da crise econômica, algumas comunidades no Rio de Janeiro encontraram uma forma criativa e inovadora de combater a poluição, estimular a reciclagem e gerar renda para seus moradores… Transformando lixo reciclável em moeda social.
Esse projeto é da Prefeitura do Rio e se chama “Recicla Comunidade” e funciona da seguinte maneira: os moradores das comunidades são incentivados a separar e entregar seu lixo reciclável em postos de coleta. Em troca, recebem EcoMoedas, que podem ser usadas para comprar produtos e serviços nas lojas das próprias comunidades.
Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a EcoMoeda tem um impacto social significativo, pois gera emprego e renda para muitos moradores que antes não tinham oportunidades de trabalho. Essa iniciativa ainda promove a economia local e fortalece as relações de solidariedade entre os moradores.
O projeto possibilita a troca de plástico, vidro, latinhas, papelão, metal e outros materiais recicláveis. A iniciativa não só contribui com a limpeza das comunidades, evitando o acúmulo de resíduos nas ruas e agravando problemas como inundações e poluição nos rios e mares, mas também incentiva a conscientização ambiental e prova que o lixo pode ser transformado em dinheiro. Segundo um estudo da Firjan de 2021, o estado do Rio de Janeiro enterra cerca de R$ 1 bilhão em materiais recicláveis todos os anos, que poderiam ser reaproveitados e gerar recursos — e agora são!
A EcoMoeda é uma prova de que a criatividade e a inovação podem ser poderosas ferramentas para enfrentar os desafios socioambientais e construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
Que tal se inspirar nessa ideia e começar a pensar em formas criativas de promover a sustentabilidade na sua própria comunidade?
Comments